Você está visualizando atualmente Doenças bucais comuns durante a infância 

Doenças bucais comuns durante a infância 

  • Categoria do post:ortodontia

Você provavelmente já ouviu falar da doença cárie, mas não é somente ela que tratamos frequentemente no consultório odontopediátrico. Outros males podem comprometer a saúde bucal do seu filho. Conheça os mais comuns e como preveni-los 

Cárie 

É uma doença multifatorial biofilme dependente. Essa doença é causada pela alta ingestão de açúcares e carboidratos, além de uma higienização defeituosa ou inexistente. Surge como uma mancha branca no dente, e se não tratada, pode evoluir e inclusive levar à perda precoce do mesmo. 

Gengivite 

Caracteriza-se pela inflamação dos tecidos gengivais. Nota-se vermelhidão intensa, e sangramento espontâneo ou provocado das gengivas. 

Monilíase 

Popularmente conhecido como Sapinho, é uma infecção fúngica, causada pela cândida albicans. Apresenta placas esbranquiçadas com aspecto cremoso na língua, bochechas e palato (céu da boca). Comumente encontrada em bebês. 

Gengivoestomatite 

Doença infecciosa e dolorosa causada pelo herpesvírus. Caracteriza-se por feridas bolhosas que surgem nas bochechas, gengivas, língua, palato e, em alguns casos, amígdalas, tornando difícil engolir até líquidos. 

Mão-pé-boca 

Doença viral(coxsackie) que apresenta lesões na orofaringe, mãos e pés. São antecedidas por um período de febre alta, gânglios aumentados, mal estar, falta de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. 

Erosão dentária 

É o desgaste do esmalte dental, provocado pela ação de ácidos. Há dois tipos de erosão, a intrínseca, causada por ácido gástrico, como refluxo, bulimia. E a extrínseca, com ácidos relacionados a alimentação(refrigerantes, sucos, frutas cítricas). Pode ocasionar sensibilidade por expor a dentina do dente. 

Halitose 

É uma condição do hálito, na qual este se altera, de forma desagradável tanto para o paciente como para as pessoas com as quais ele se relaciona, podendo ou não significar uma condição patológica. É também conhecida como mau-hálito. A causa é multifatorial. 

Mas, afinal, o que fazer para evitar o aparecimento dessas doenças? 

Realize a escovação diariamente, ao menos duas vezes dia, com escova adequada e creme dental fluoretado na concentração e proporção correta. 

Mantenha uma alimentação saudável, uma dieta balanceada é fundamental para prevenirmos o aparecimento de lesões indesejadas como cáries, erosões, halitoses etc. 

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, garrafinhas, mordedores, talheres. 

E não menos importante, visite regularmente o odontopediatra, respeitando o retorno estipulado, para garantir um sorriso saudável e uma boa saúde bucal. 

Precisando de ajuda com esse assunto? Converse com nossos profissionais!